FAQS - Regime Geral 2024/2025

Queremos muito apoiar-te em toda a candidatura, pelo que preparámos um conjunto de FAQ’s, divididas por módulos, que te vão facilitar a vida ao longo de todo o processo. Se mesmo assim tiveres alguma dúvida que não conste nas FAQ’s, envia um email para info.viseu@ucp.pt e teremos todo o gosto em responder-te.

1. OFERTA EDUCATIVA

Cursos Faculdade Link para o site
Medicina Dentária Medicina Dentária https://fmd.viseu.ucp.pt/pt-pt/mestrado-integrado-em-medicina-dentaria
Ciências Biomédicas https://fmd.viseu.ucp.pt/pt-pt/licenciatura-em-ciencias-biomedicas
Gestão Instituto de Gestão e Das Organizações em Saúde https://igos.viseu.ucp.pt/pt-pt/licenciatura-em-gestao

 

Aqui pode consultar todos os contactos para o auxiliar nos vários passos da candidatura.

Contacto

Horário (Dias úteis)

Email

Telefone

Secretaria Escolar

9h00 às 12h30 e 14h00 às 16h30

info.viseu@ucp.pt

2324919500 (chamada para rede fixa nacional)

Coordenadas geográficas dos parques de estacionamento:

Latitude: 40,6537 ou 40,65281; Longitude: -7,9062 ou -7,90601.

2. TIPOS DE ACESSO

Existem vários tipos de acesso aos cursos de licenciatura (1.º ciclo) e mestrado integrado. Cada tipo de acesso tem um concurso e regras próprias. Consulte de seguida cada tipo de acesso.

·         Regime geral: acesso a candidatos que tenham terminado o 12.º ano do Ensino Secundário, com nacionalidade de qualquer país da União Europeia. Se tiver uma nacionalidade de um país fora da União Europeia, não deixe de consultar as exceções do Estatuto de Estudante Internacional pois pode ser que se se enquadre em alguma e poder ser admitido pelo Regime Geral.

·         Estatuto de Estudante Internacional: acesso a candidatos que terminam o 12.º ano do Ensino Secundário, com nacionalidade de qualquer país fora da União Europeia, consulta as exceções Estatuto de Estudante Internacional.

·         Mudança de Par Instituição / Curso: acesso a candidatos que não tendo concluído o curso desejem mudar de curso ou faculdade. Só sendo possível pedir a mudança a partir do ano letivo seguinte ao da admissão ao Ensino Superior.

·         Titulares de Outros Cursos Superiores: acesso a candidatos que sejam titulares de outros cursos superiores.

·         Maiores de 23 anos: acesso a candidatos que tenham completado os 23 anos até 31 de dezembro do ano que antecede a candidatura e que:

  1. não tenham completado o ensino secundário.
  2. ou sejam titulares de um diploma de um curso secundário ou equivalente, mas não tenham realizado os exames nacionais ou os resultados dos mesmos já não sejam válidos.

Sim, desde que reúna as condições exigidas para ambos os regimes. Neste caso terá de fazer duas candidaturas independentes, sendo devido o pagamento cumulativo das respetivas taxas.

Sim, poderá retomar a frequência de um curso de Licenciatura ou Mestrado Integrado da Universidade Católica que tenha frequentado no passado e interrompido. Para tal, deverá fazer o pedido nos Serviços Escolares

Não.

Sim, poderá reativar a matrícula num curso de Licenciatura ou Mestrado Integrado da Católica no qual se tenha matriculado, mas cuja matrícula tenha anulado logo no início do ano letivo. Para o fazer, deverá apresentar um pedido nos Serviços Escolares.

  • Praticantes desportivos de alto rendimento.
  • Portadores de deficiência física ou sensorial.
  • Emigrantes portugueses, familiares que com eles residam e lusodescendentes, sendo necessário um comprovativo de situação emitido por autoridade diplomática ou consular portuguesa. 

Não.

Poderá candidatar-se através do Regime Geral de acesso, e desde que possua uma ficha ENES emitida no ano de candidatura com as provas de ingresso exigidas para o respetivo curso.

Sim, desde que cumpra os requisitos de admissão em termos de provas de ingresso (ver FAQ 3.4).

Após a matrícula, deves consultar o regulamento de creditação da Católica, bem como o regulamento da faculdade na qual foste admitido. Depois faz o pedido nos Serviços Escolares.

3. CONDIÇÕES DE ACESSO VIA REGIME GERAL

As candidaturas podem ser iniciadas sem as notas finais (sem submissão da ficha ENES ou diploma estrangeiro e certificado de equivalência ao ensino secundário português, conforme aplicável), mas só serão seriados os candidatos que entreguem a ficha ENES/ diploma estrangeiro e certificado de equivalência ao ensino secundário português (provisório ou final), conforme aplicável, até ao final do prazo de candidaturas. Os que não o façam, terão o resultado "Excluído" e serão remetidos automaticamente para a fase seguinte (caso exista), sem necessidade de fazer/pagar nova candidatura.

Tens de fazer o(s) exame(s) nacionais exigido(s) para o(s) curso(s) a que te pretendes candidatar.

Para a maioria dos cursos a nota de candidatura é calculada da seguinte forma, e expressa numa escala 0-200:

60%

Classificação final do curso de ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente

40%

Prova de ingresso

Em caso de 2 provas, 20% cada uma

 

Deverá cumprir cumulativamente as seguintes condições:

  • ter completado o ensino secundário português ou possuir equivalência ao mesmo. No caso de ter frequentado o ensino secundário estrangeiro a equivalência é comprovada através certificado de equivalência ao ensino secundário português.
  • ter realizado o(s) exame(s) nacionais exigido(s) para o(s) respetivo(s) curso(s).

Além disso para o curso Mestrado Integrado em Medicina Dentária é exigido o pré-requisito Grupo A - Comunicação interpessoal comprovada por atestado médico

Cursos Nota mínima nas Provas de ingresso (0-200) Nota mínima na candidatura (0-200) Provas de ingresso (Ensino Português)

Medicina Dentária

95 pontos

130 pontos

(02) Biologia e Geologia

Ou

(02) Biologia e Geologia e

(07) Física e Química Ou

(02) Biologia e Geologia e

(19) Matemática A

Ciências Biomédicas

95 pontos

100 pontos

(02) Biologia e Geologia Ou

(07) Física e Química Ou

(16) Matemática

Gestão

95 pontos

100 pontos

(16) Matemática Ou

(04) Economia

 

Sim, consulte a FAQ 3.4.

Sim, consulte a FAQ 3.4.

4. PREPARAR A CANDIDATURA VIA REGIME GERAL

O processo de candidatura decorre em regime presencial e online para todos os cursos da UCP Viseu.

Consulte o calendário.

O pagamento da taxa de candidatura é devido por faculdade, sendo válido para um máximo de 4 cursos dessa faculdade. Se se candidatar a cursos de diferentes faculdades, terá que pagar uma taxa por cada faculdade. A taxa de candidatura é de 165€ por faculdade.

Não, as candidaturas têm que ser feitas em cada campus.

Sim, mas em separado. Neste caso, terá que fazer uma candidatura autónoma em cada campus.

Pode candidatar-se a 4 cursos. Se forem cursos de faculdades diferentes, terá que pagar uma taxa de candidatura por faculdade.

  • Documento de identificação 
  • Fotografia (tipo passe)
  • Para candidatos com ensino secundário português:

      - Ficha ENES emitida no ano da candidatura

  • Para candidatos com ensino secundário estrangeiro:
  1. Diploma e do histórico escolar do ensino secundário (disciplinas realizadas e respetiva classificação) com classificação final;
  2. Declaração emitida pela instituição de ensino secundário frequentada relativa à escala de classificações finais utilizada com a menção da nota mínima e máxima de aprovação, caso esta informação não conste no histórico escolar;
  3. Certificado de equivalência ao ensino secundário português (provisório ou final) - Direção Geral Educação - DGE.

Os documentos originais / certificados não são exigidos no momento da candidatura.

Se completou o ensino secundário português, pode consultar a validade das provas de ingresso na ficha ENES emitida no ano da sua candidatura.

Se completou o ensino secundário estrangeiro, pode utilizar notas dos exames finais realizados em 2022, 2023 ou 2024.

Sim, no ato da matricula, com os originais da ficha ENES (ensino secundário português) / diploma e histórico escolar do ensino secundário estrangeiro, e certificado de equivalência ao ensino secundário português (final) quando aplicável.

Relativamente a documentos estrangeiros, consulte a FAQ 5.13. quanto a requisitos de tradução/legalização.

Caso não apresente os seus documentos originais, poderá ficar com a matrícula anulada.

Consulte a tabela de propinas, taxas e emolumentos pois varia dependendo do curso que irá frequentar.

Sim, são duas candidaturas autónomas. Consulta aqui o calendário de candidaturas da Católica.

O ano letivo tem início em setembro e termina em junho, havendo lugar ao pagamento de 10 mensalidades. O valor das propinas consta na tabela de propinas, taxas e emolumentos.

Se foste admitido numa licenciatura e já tem um irmão a estudar numa licenciatura na Católica deve dirigir-se à Secretaria Escolar, para avaliares se a tua situação é elegível para efeitos de redução de propinas.

Sim, são presenciais.

Verifique junto de cada faculdade as eventuais condições especiais aplicáveis para os alunos com o estatuto de trabalhador-estudante ou se for praticante desportivo de alto rendimento.

Não

5. SOU ALUNO DO ENSINO SECUNDÁRIO ESTRANGEIRO E GOSTARIA DE ME CANDIDATAR VIA REGIME GERAL

Consulta a FAQ 4.7.

Se reside em Portugal deverá solicitar o Certificado de Equivalência ao ensino secundário português no estabelecimento de ensino secundário (público, particular e cooperativo, ou privado, dotado de autonomia pedagógica para o nível de ensino secundário) da sua zona de residência.

Se não reside em Portugal, e mesmo que tenha nacionalidade portuguesa, deverá enviar o teu pedido à Direção-Geral da Educação (DGE) através de correio registado com aviso de receção, para a seguinte morada: Av. 24 de Julho, n.º 140 – 4.º Floor | 1399-025 LISBOA. Consulte toda a documentação necessária aqui.

Se iniciar o processo junto da DGE com o teu diploma final ser-lhe-á emitido, caso cumpras as condições, um certificado de equivalência ao ensino secundário português final. Se entregou um documento provisório à DGE, apenas será emitido um certificado de equivalência ao ensino secundário português provisório. Para fazer a sua candidatura poderá usar um certificado de equivalência provisório. Contudo, após o início das aulas será necessário apresentar o certificado de equivalência ao ensino secundário português final.

As candidaturas pagas, mesmos que incompletas, constarão sempre nas pautas. Em caso de não admissão por falta de notas transitará automáticamente para a fase seguinte, se existente. Consulta no calendário a data limite para a entrega das notas dos diplomas.

Consulta a FAQ 3.3.

Caso pretenda usar como substituição de prova de ingresso um exame originário de países para os quais não exista previsão na legislação portuguesa, deverá também entregar os conteúdos programáticos do exame nacional e terminal da disciplina em análise, bem como um documento comprovativo emitido pelos serviços de educação do país atestando que o exame dessa disciplina tem carácter nacional ou tem reconhecimento nacional, bem como indicando a escala de classificação do exame e quais as classificações mínima e máxima positivas.

Sim, em certas situações isso poderá ser possível, embora seja sempre necessário entregar o certificado de equivalência ao ensino secundário português para concluir o processo de admissão.

Contacte a sua Faculdade/Instituto para avaliar se o seu caso é enquadrável.

Para efeitos de candidatura apenas terá de submeter na plataforma os documentos em formato digital. No entanto terá que fazer prova dos originais junto da Secretaria Escolar no ato da matricula.

Caso não venha apresentar os seus originais, poderá ficar com a matrícula anulada.

Em princípio não. Terá que se candidatar através do concurso ‘Estatuto Estudante Internacional, cujos requisitos e exceções, pode consultar aqui.

Para efeitos de média do secundário o candidato tem de usar a nota constante no certificado de equivalência.

Os estudantes titulares de cursos de ensino secundário estrangeiro podem realizar e utilizar os exames finais nacionais portugueses, tendo a possibilidade de combinar notas de exames estrangeiros com notas dos exames portugueses, quando o candidato demonstra que está a utilizar o exame português porque não tem o correspondente exame homólogo estrangeiro para substituir a prova de ingresso, ou porque não o realizou ou porque não obteve no mesmo a classificação mínima exigida.

Caso o candidato opte por fazer exames nacionais para provas que também tem no seu diploma estrangeiro, não poderá misturar provas dos dois diplomas, mas apenas usar o conjunto de provas de um dos diplomas, devendo optar por aquele que maximize a nota de candidatura.

Deves confirmar, junto da DGE, se tens condições para ter um certificado de equivalência ao ensino secundário português, e obter o mesmo.

Não tendo realizado exames de acesso ao ensino superior no estrangeiro, terás de realizar exames nacionais em Portugal para poderes usar como provas de ingresso.

O candidato tem duas opções:

a) realizar os exames nacionais em Portugal exigidos para o curso a que se pretende candidatar;

b) realizar os exames finais, de acordo com o seu diploma, das disciplinas que te faltam mesmo que não as tenha frequentado durante o secundário.

Consulte a FAQ 4.8.

Sim, quando os documentos a apresentar tenham sido emitidos noutro país (fora de Portugal), deverão os mesmos ser legalizados/autenticados, consoante o país, em:

a) embaixadas ou serviços consulares de Portugal no país estrangeiro;

b) embaixadas ou serviços consulares dos países estrangeiros em Portugal (informa-te previamente junto da mesma sobre se existe esta opção);

c) no país de origem, para os países que aderiram à Convenção de Haia, de 5 de outubro de 1961, ratificada pelo Decreto-Lei n.º 48450, publicado no Diário do Governo, 1.ª série, n.º 148, de 24 de junho de 1968.

d) Nos países onde não existe representação diplomática portuguesa ou que não aderiram à Apostila da Convenção de Haia, a legalização/autenticação será efetuada, consoante os casos, pela entidade oficial do país de origem competente para efeito (p. ex.: Ministério dos Negócios Estrangeiros, Ministério da Justiça).

 

Quando os documentos a apresentar se encontrem redigidos em língua estrangeira, deve ser entregue a respetiva tradução para português, efetuada nos termos previstos na lei notarial.

6. PAGAMENTO DA CANDIDATURA

Consulte a tabela de propinas, taxas e emolumentos. A taxa de candidatura não é reembolsável.

Por transferência Bancária

Qualquer dúvida, deve enviar um email para laura@ucp.pt

O valor da taxa de candidatura é cobrado por cada faculdade. Se os cursos selecionados forem todos da mesma faculdade, pagas apenas uma taxa de candidatura.

Não. Deverá estar atento a futuras fases / concursos que são comunicados nos sites das faculdades.

Deve enviar o comprovativo do pagamento para o email laura@ucp.pt, com indicação do número de candidato e o nome completo, e expor a situação para avaliação.

Relativamente à maioria dos cursos pode consultar os recibos no portal das candidaturas.

Em caso de dúvida poderá contactar-nos através do email laura@ucp.pt

Não, as candidaturas são independentes por campus. Quando inicia o processo de candidatura escolhe no primeiro passo o campus a que se pretende candidatar.

A sua candidatura só vai ser avaliada depois do pagamento da taxa de candidatura.

Caso a mesma não seja paga dentro do prazo previsto a candidatura não será válida e por isso o seu nome não constará nas pautas de resultados.

7. CANDIDATURA PASSO A PASSO

Se está com dificuldades em criar conta na plataforma de candidaturas deve enviar um email para info.viseu@ucp.pt com o print screen do erro e descrevê-lo.

Se não se lembra da password para aceder à plataforma de candidaturas, pode recuperar a mesma na página de entrada do portal.

Enquanto a fase de candidaturas estiver aberta, deve enviar um email a info.viseu@ucp.pt e indicar os cursos que pretende acrescentar, de forma a podermos registar na plataforma o seu pedido e verificar se existe algum pagamento extra a fazer.

Enquanto a fase de candidaturas estiver aberta, deve enviar um email a info.viseu@ucp.pt e indicar os cursos que pretende a acrescentar, de forma a podermos registar na plataforma o seu pedido e verificar se existe algum pagamento extra a fazer.

Se a candidatura não estiver validada pelos serviços, poderá substituir/adicionar documentos. Se já estiver validada poderá enviar os documentos dentro do prazo para info.viseu@ucp.pt

Deve enviar um email a info.viseu@ucp.pt com o print screen do erro.

Para dúvidas genéricas sobre vários cursos sugerimos que contacte a Secretaria Escolar.

Irá receber um email de confirmação. Caso haja algum documento ou informação em falta na sua candidatura, serás contactado pelos Serviços Escolares

8. AVALIAÇÃO DAS CANDIDATURAS, SERIAÇÃO E RESULTADOS

Findo o prazo das candidaturas, é feito o cálculo da nota da candidatura de todos os candidatos (consulta a FAQ 3.3.). As candidaturas são ordenadas de forma decrescente pela nota de candidatura, sendo admitidos os candidatos (que cumpram os requisitos) com nota de candidatura mais alta até ao limite de vagas ou nota mínima de admissão definida pela faculdade em cada fase.

Deve enviar um email para info.viseu@ucp.pt para ser avaliado.

Consulte a FAQ 8.1.

Consulta o calendário.

Na nossa página: https://viseu.ucp.pt 

Não, pois a seriação foi feita para o curso a que se candidatou

Poderá, no entanto, candidatar-se ao novo curso pretendido, caso ainda haja uma fase aberta.

Caso esse novo curso seja da mesma faculdade à qual foi admitido não pagará nova taxa de candidatura.

Se a faculdade não abrir nova fase, o candidato poderá concorrer no ano letivo seguinte.

De qualquer forma, poderá contactar-nos através do email info.viseu@ucp.pt.

Se cumprir os requisitos de admissão para vários cursos de uma faculdade, será admitido de acordo com a ordem de preferência que indicou no início das candidaturas.

Se cumprir os requisitos de admissão para vários cursos de diferentes faculdades, irá receber uma referência multibanco para cada curso/faculdade no qual foi admitido, e só deverá pagar aquela relativa ao curso que pretende frequentar.

Se não foi admitido ao curso pretendido, a candidatura a esse curso transita automaticamente para a fase seguinte, se existente, sem necessidade de fazer nova candidatura/qualquer pagamento adicional.

Inclusive, poderá adicionar sem custos, novos cursos dessa mesma faculdade a essa candidatura transitada. Se pretender adicionar novos cursos da mesma faculdade envia um email para info.viseu@ucp.pt

No caso pretenda adicionar cursos de outras faculdades, terá que fazer uma nova candidatura na plataforma e pagar a respetiva taxa de candidatura.

Não. Se foi admitido, e não pagou a matrícula, deverá candidatar-se em futuras fases/concursos. No entanto, se tiver um motivo de força maior envia um email para info.viseu@ucp.pt para a situação ser avaliada pela faculdade.

Não, pois a seriação é feita para o campus e curso selecionado.

Não é possível.

Consulta a FAQ 2.5.

Consulta o calendário

9. MATRÍCULA

Consulta o calendário.

Todo o processo é presencial

Consulta a FAQ 9.1

Após pagar a taxa de matrícula e a propina, e teres preenchido o Boletim de Matrícula, a Secretaria Escolar irá atribuir-lhe um número de aluno

Deves contactar com os Serviços Escolares e preencher um requerimento.

Consulte a FAQ 2.5.

Para se matricular é necessário pagar a taxa de matrícula e a primeira mensalidade das propinas.

Consulte a tabela anual de propinas, taxas e emolumentos.

Consulta a FAQ. 8.9.

No ato da matricula. Caso não venha apresentar os seus originais, pode ficar com a matrícula anulada.

10. DEPOIS DA MATRÍCULA

Consulta a FAQ 9.1

Após a matrícula irá receber um email contendo as credenciais de acesso à sua conta CATÓLICA.

Envie um email para a Helpdesk que o irá ajudar nesta questão – helpdesk@ucp.pt

Os pedidos de declarações/certificados de matrícula/frequência devem ser feitos nos Serviços Escolares.

Irás receber indicações da Universidade Católica relativamente ao cartão de estudante.

Deverás contactar os Serviços Escolares

A Católica subscreve um seguro escolar, extensível a todos os alunos.

Em caso de acidente o sinistro deverá ser participado aos Serviços Escolares, o mais rapidamente possível.